segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CONFRARIA DA LEITURA-pn
Pinheiro Neto (poetapinheironeto@gmail.com)



RESTAURANTE MARIA & MARIA (a história)


Em 1974, Maria Benta Vieira, natural da Costa da Lagoa e casada com Raimundo Bernardo Vieira, pescador e barrense, montava sobre as areias do aterro do Canal da Barra da Lagoa, aqui, neste mesmo local, uma pequena barraca de madeira para vender peixe frito, camarão ao bafo, frito e ao alho e óleo, acompanhados de uma cervejinha bem gelada ou uma cachacinha da boa.

Duas mesinhas e bancos de madeira reaproveitada, fixos no chão de areia fina e branca. Um fogão de duas bocas, uma geladeira com bastante tempo de uso e “quatro garrafas vazias” permitiram durante um bom tempo que dona Maria pudesse complementar a renda familiar conseguida pelo marido com a pesca.

Dez anos depois dona Maria conseguia abrir seu pequeno restaurante. Trabalharam com ela, durante muito tempo, duas das três filhas que também levam como suporte intermediário do nome MARIA, herança das duas avós – a materna, da Costa da Lagoa (viva até esta data), e a paterna, barrense, já falecida.

O toque simples, a mão firme e o tempero único sempre foi o atrativo para todos aqueles que procuravam uma comidinha caseira, bem feita e com sabor.

Cansados do tempero sofisticado dos restaurantes maiores, passaram pelo restaurante da dona Maria muitas pessoas da ilha, do estado, de vários estados brasileiros e de muitos países. Mesmo depois do fechamento, em 1996, vários deles continuaram a procurar por ela até em sua casa, lamentando o fato e na tentativa de serem convidados para “fazer uma boquinha”. Alguns até conseguiram.

Lembro bem, freqüentador assíduo que era, de ter compartilhado o mesmo espaço por inúmeras vezes com o Maurício Amorim, o Aldírio Simões e o Irê, todos nos deliciando com o pirãozinho de caldo, o peixe frito e o camarão pescados ali mesmo, no “rio da Barra”.

Lembro que o ator global Tony Ferreira, de inúmeros filmes, como “Noite em Chamas”, cá na terrinha nascido, não perdia uma. Sempre que vinha a Floripa dava um jeito de chegar até à Barra da Lagoa, ao restaurante da dona Maria para matar a saudade da comidinha caseira, principalmente do pirão d’água com peixe frito “da hora”.

Oito anos depois, no mesmo espaço ainda pertencente à dona Maria, reabre um restaurante com as mesmas características daquela época. Um espaço agora sob a responsabilidade de um dos seus filhos, o Nisso, que procura manter viva a tradição familiar.

E a dona Maria? Ainda pode ser encontrada na cozinha trabalhando com a mesma vontade e dedicação, agora auxiliada por outras nativas da Barra da Lagoa. (Pinheiro Neto-verão/2004)

O QUE É LEITURA? – Mais uma vez iniciam-se as aulas nos quatro cantos do Brasil. Como esta coluna é direcionada a leitores, assim como todo o jornal, vamos trazer uma reflexão sobre a questão que nos afeta a todos, principalmente aos estudantes.
Muitos pesquisadores procuraram e ainda procuram analisar o que seja leitura. Para uns, ler é extrais sentido de um texto impresso, enquanto para outros é enquadrar a própria experiência ao simbolismo das palavras, sinais, idéias, etc.
Ler é tudo isso e muito mais, é um processo complexo devido aos diferentes aspectos que apresenta. Didaticamente podemos distinguir quatro passos distintos para sua operacionalização: percepção das palavras, compreensão, reação e integração. No próximo número estaremos detalhando cada uma delas.

PONTO DO POETA

E sou
O teu corpo
Já que és
O meu.

A cama
- às pressas arrumada -
Nos espreita:
Medos
Perguntas
Vontades...

Por que
Não viver
(in)sana/mente
Se estamos
Juntos
Aqui, agora?

(Questionamento I, pg. 44, Ciclo dos Olhos)

Um comentário:

  1. Olá amigo das letras.
    Achei muito lindo tudo que está escrito em seu blog.Acho que nós escritores não podemos cruzar os braços,precisamos ir à luta e espalhar nossas ideais.
    Já tenho quatro livros editados,e estou preparando os alicerces para poder levar ao meu público tão querido: meu quinto livro.Sei que vai demorar, mas a ideia perdura como as flores em um jardim que, jamais deixam de florescer.
    "A vitória é para quem não desiste de lutar".Parabéns!!!

    ResponderExcluir