segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Edição 32 - História de Içara






                                                                 (A capa do livro)

                
                                 (A autora e o acadêmico e historiador Jali Meirinho, no dia em que ele aceitou prefaciar a obra, acompanhados deste "blogueiro")


No dia 30 próximo, a escritora Maria de Fátima Silveira Pavei estará lançando seu novo livro. Trata-se de um trabalho exaustivo sobre sua cidade natal, Içara. É a primeira vez que alguém se debruça sobre a história daquele município, inclusive presenteando a comunidade com o hino oficial.
A seguir transcrevo o texto produzido pelo confrade da ACL Jali Meirinho e que serve de apresentação do livro:

“Cronista do cotidiano, daquilo que pulsa na vida da sua cidade, a autora, sem ser historiadora por ofício, procurou reunir fragmentos constitutivos para uma história local, no caso a história do município de Içara. Dentre os gêneros da História, este é o que oferece as contribuições mais substantivas para o conhecimento da história regional, partindo desta para a amplitude estadual e nacional.

Este livro, de Maria de Fátima Silveira Pavei, enfeixa elementos para os estudiosos do futuro produzirem novas conclusões da relevância da história do município. Reuniu a documentação original, marco da emancipação municipal. Cuidou do registro biográfico dos administradores, outra forma de abrir caminho para que especialistas, no porvir, distingam as capacidades de cada um inseridos no desenvolvimento social, econômico e administrativo do município.

A cultura local,mereceu atenção da poetisa e cronista, editando importantes tópicos de referência sobre o envolvimento dos içarenses nas manifestações artísticas, literárias, religiosas e na preservação dos seus bens culturais, através dos seus clubes, suas igrejas, seus museus, da Fundação Ambiental e da Academia Içarense de Letras.

Com o título Segredos e Emoções das 53 comunidades do município de Içara a Autora reúne o que de mais relevante este livro nos oferece. Neste capítulo compôs os elementos fundamentais para o conhecimento da história e da vida do município. Garimpou depoimentos, testemunhos, lembranças, observações individuais, narrando os momentos mais significativos de muitas vidas.
Buscou a participação ativa da comunidade, intimamente vinculada ao processo histórico. São fragmentos, sintéticos,mas de conteúdo significativo para uma construção maior. Ela mesmo define: É um desafio contar a história dos içarences, percorrendo cada cantinho da terra, ouvir as histórias de vida destas  pessoas, ás vezes felizes e outras entristecidas dentro de seus casulos.

As centenas de fotos compondo o volume, ilustrando a narrativa e vivenciando os fatos, valorizam o estudo em seus diversificados enfoques.
Alem dos Trilhos do Trem - Içara - 50 anos de emancipação política 1961-2011, vem somar-se ao notável elenco de histórias locais produzidas em Santa Catarina. Ensaios nascidos da espontaneidade, desafiando as metodologias científicas,mas resguardando a seriedade na pesquisa; transferindo para a linguagem escrita as vozes saídas das comunidades que integram o município.

Esperamos poder vislumbrar em Maria de Fátima Silveira Pavei, outros olhares alargando a compreensão do catarinensismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário